A placa ou splint oclusal é um aparelho removível, geralmente confeccionado em resina acrílica, incolor, química ou termicamente ativada, que recobre as superfícies incisais e/ou oclusais dos dentes em um dos arcos, criando um contato oclusal adequado com os dentes antagonistas e/ou um melhor relacionamento côndilo-disco. É confeccionada em resina acrílica rígida termopolimerizável.
Tipos:
Placa Permissiva: Os côndilos ficam livres para excursionar sem restrições de movimentos. É o caso da placa miorrelaxante (estabilizadora).
Placa Directiva: Tem por objetivo posicionar a mandíbula numa relação especifica com a maxila, alinhando côndilo e disco.
Os dois principais tipos de placa utilizadas no tratamento de DTMs são a placa estabilizadora ou miorrelaxante e a placa de reposicionamento anterior.
Vantagens:
Desvantagens:
Contraindicações:
Nosso laboratório oferece as placas Erkoloc-pro blu, confeccionadas em duas camadas. A primeira camada é rígida para dar estabilidade à articulação e garantir a eficiência durante os movimentos parafuncionais. A segunda camada é soft, mais macia, que garante o conforto durante o uso. Além de altamente eficazes, as placas Erkoloc pro-blu possuem uma coloração azul exclusiva, que as diferencia das demais placas do mercado.
Responsável Técnico:
Elcio Rosa de Oliveira
CROSP-CD:127794 / CROSP-TPD:7439