O planejamento digital é um dos mais novos e avançados recursos de odontologia usado para planejar reabilitações bucais e ter meios de visualizar e demonstrar os possíveis resultados aos pacientes. Com o auxílio de um sistema digital, o diagnóstico e as decisões clínicas quanto ao tratamento ficam ainda mais seguras, a comunicação entre profissionais, pacientes e protéticos melhora e a previsibilidade do tratamento aumenta consideravelmente.
A técnica também é responsável por reduzir as visitas ao consultório durante o tratamento, garantindo maior rentabilidade aos dentistas e satisfação aos pacientes. Por essas e outras vantagens proporcionadas, o planejamento digital tem invadido laboratórios e consultórios odontológicos e, assim, os profissionais que a aproveitam já estão se destacando frente à concorrência.
Em meio a essa tendência e objetivando contribuir com o processo de modernização dos consultórios odontológicos de todo o Brasil, o Ateliê Diamond Prótese dispõe da tecnologia CAD/CAM (Computer Aided Design e Computer Aided Manufacturing) que integra técnicas de desenho e de fabricação assistida por computador em um único sistema. Isto significa, por exemplo, que, em parceria com o nosso laboratório, o seu consultório poderá projetar um componente na tela do computador e transmitir a informação a um sistema de fabricação para produzi-lo em pouquíssimo tempo e com bastante precisão.
O primeiro passo consiste na captura de informações na qual câmeras de foto e vídeo, escâneres intraorais 3D ou de bancada, tomografias computadorizadas e moldagem são algumas das ferramentas utilizadas.
Com as informações digitalizadas, o passo seguinte é avaliar e entender as limitações e os fatores de risco, considerando assimetrias e desarmonias para, em seguida, projetar o tratamento mais apropriado. Desde restaurações, lâminas e coroas, até guias cirúrgicos e alinhadores ortodônticos podem ser projetados nessa etapa.
Esse passo, o plano de tratamento é apresentado ao paciente e o profissional pode optar por confeccionar um desenho e um modelo de acordo com a expectativa do paciente por meio de fresagem, forma em que o profissional escolhe um bloco maciço de material (ex.: cerâmica, resina, zircônia etc.) ou de impressão 3D no qual o produto é criado sobre um modelo de polímero.
Nesse passo, o plano de tratamento é apresentado ao paciente e o profissional pode optar por confeccionar um desenho e um modelo de acordo com a expectativa do paciente por meio de fresagem, forma em que o profissional escolhe um bloco maciço de material (ex.: cerâmica, resina, zircônia etc.) ou de impressão 3D no qual o produto é criado sobre um modelo de polímero.
Proporciona maior precisão tanto para planejamentos protéticos como cirúrgicos.
Responsável Técnico:
Elcio Rosa de Oliveira
CROSP-CD:127794 / CROSP-TPD:7439